Extensão

Desde 2015, através do PROEX - Programa de Extensão, da UFSCar e do Grupo de Pesquisa Evamariô: Educação e Identidades Territorializantes, ligado ao Curso de Licenciatura em Geografia, de Sorocaba, vimos realizando Cursos e Seminários de Extensão, voltados à educação quilombola e à educação para as relações étnicas e raciais: Seminários sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento (19/11/2015), II Seminário de Territorialidades Afro Indígenas e Lutas pelo Reconhecimento (21/11/2016), III Seminário sobre Territorialidades Afro Indígenas e Políticas de Reconhecimento. (21/11/2018). As atividades têm contado com o apoio de alunos da graduação e da pós graduação para a organização de encontros, com a presença de professores, pesquisadores e pensadores a respeito do crucial tema da exclusão estrutural e do silenciamento de populações brasileiras.
A perspectiva foi de contemplar as discussões presentes na sociedade brasileira e no contexto pedagógico referentes ao ensino da história e cultura afro-brasileira e indígenas, abarcada pela política pública que o MEC apresenta sob a Lei 10.639/03 e, posteriormente, a Lei.11.645/08. Nestas legislações, o currículo escolar deve apresentar conteúdos que visem um tema até hoje pouco investigado pelo universo escolar no Brasil, envolvendo a Cultura Afro brasileira e Indígena, num país em que, historicamente, a discriminação, o racismo e as desigualdades se mantêm, fortemente, no cenário escolar.

Veja aqui os projetos de extensão de anos anteriores.