Debate do filme-documentário "Servidão" ocorreu no fim de agosto.
Ocorreu no ultimo dia 31 de agosto, o debate, em formato virtual, sobre o filme documentário "Servidão". O Filme do cineasta Renato Barbieri discute escravidão contemporânea e foi ponto de partida para debate pelo Youtube do Geoafro. (link externo)
Quem é visível e não visível para o Estado e para a sociedade brasileira? Quem continua sendo escravizado de fato no espaço segregado? O Estado, ao não tratar devidamente a escravidão institucional, configura-se em uma forma explicita de discriminação no racismo estrutural de cinco séculos. Para discutir um dos principais desafios brasileiros do século XXI, o Projeto GEOAFRO da Universidade de Brasília (UnB) e a Gaya Filmes promovem o webinar da pré-estreia do documentário “Servidão” do cineasta Renato Barbieri. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube do Projeto GEOAFRO Brasil (link externo) no dia 30 de agosto (segunda-feira), às 19h, e contará com a participação de Barbieri.
O debate teve comentários do professor titular da UnB e diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA), geógrafo Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, da auditora fiscal do trabalho Valderez Maria Monte Rodrigues e do historiador e professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) Gladyson Pereira. A mediação foi da coordenadora do Sindicato dos Jornalistas do DF e doutoranda em Comunicação pela UnB Juliana Cézar Nunes
O debate pode ser visto a seguir